quinta-feira, 14 de julho de 2011


Tema de Estudo: Mc Donald’s

Analisando as propagandas percebemos que o Mc Donalds procura construir valores e sentimentos relacionados à diversão, entretenimento, vida saudável, liberdade de escolha e aconchego, para quem consome seus produtos.

A publicidade explora através do palhaço Ronald Mc Donalds um modo de viver e de saúde nutricional fazendo com que os consumidores percebam-se participantes do espetáculo da vida, não como meros observadores, mas como peças importantes e únicas, de forma sutil e alegre.

Além disso, se utilizam de recursos que atraem a públicos específicos, como por exemplo, o lanche das crianças em embalagens coloridas e desmontáveis, acompanhadas de brinquedos que geralmente as fazem voltar por fazerem parte de uma coleção. Traz a idéia de que se alimentar é sinônimo de diversão, que resulta na felicidade de ganhar um prêmio por estar consumindo uma comida saudável.

A propaganda é repetitiva, podendo ser vista por várias vezes durante o dia, com músicas e cores que chamam a atenção e os personagens são crianças e adultos alegres, descontraídos e de aparência saudável.

A abordagem crítica na escola colabora para desconstruir e desmistificar a mídia e suas promessas de alimentação saudável e nutrição, que geram muita desconfiança e discussão.

Pode-se questionar os danos ecológicos ocasionados pelas embalagens descartáveis, os problemas ocasionados pelo hábito do consumo em fast-foods e a obesidade.

Também se deve levantar a discussão sobre a padronização do gosto pelos produtos, pois esta cadeia de fast-foods prega a lei através de suas propagandas de que todas as pessoas deveriam conhecer e experimentar seus hambúrgueres e batatas fritas por terem um gosto e sabor únicos e que sem eles a felicidade e o sucesso não são completos.

É indispensável fazer com que os alunos percebam que somos muito mais importantes do que a marca de roupa que vestimos, que não é o local que nos alimentamos ou o que temos que irão trazer a nossa felicidade e que muitas propagandas publicitárias presentes na mídia tentam fazer uma lavagem cerebral nas pessoas para vender em nome do capitalismo.

Independente de qualquer produto somos todos iguais e devemos ter liberdade de escolher o que nos faz bem ou necessitamos, sem precisar viver de ilusões. Precisamos desenvolver nas escolas situações em que seja possível criar relações entre o que se aprende e estuda e a mídia a que tem acesso nossas crianças, a fim de que por meio desta mídia não ocorra exclusão, mas sim o despertar para a cidadania, o respeito e valorização do outro observando suas qualidades e habilidades independente de qualquer influência. O ambiente escolar e os profissionais que nela trabalham, assim como toda a comunidade do entorno devem aprofundar-se em discussões que tratam do sofrimento, da omissão e da conseqüência da inércia frente a propagandas publicitárias que transformam crianças, adolescentes e muitos adultos em escravos de uma tendência da moda.

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