quinta-feira, 14 de julho de 2011

Publicados em 2000, os PCN’s para o Ensino Médio, propõe maior amplitude dos conhecimentos teóricos da arte, no que diz respeito à apreciação, produção e história.

Muitas das diferentes manifestações artísticas e importantes conhecimentos sobre Arte, ao longo de muitos anos, ficaram distantes da sala de aula e de inúmeros alunos do Ensino Médio, que não tiveram a oportunidade de perceber e compreender a amplitude da Arte e sua contribuição para o desenvolvimento do ser humano. Faltou o ensino da Arte com o intuito de desenvolver o fazer e o apreciar artístico e estético, assim como, a reflexão sobre a sua história nos diferentes contextos.

Hoje, os PCN’s para o Ensino Médio pretendem colocar a Arte na mesma posição de outras disciplinas. De acordo com seus objetivos, proporcionar e estimular oportunidades de aprendizagem e produção artística, de forma inovadora, desenvolverá novas competências e habilidades, se articuladas às demais linguagens. Além disso, explicar de forma clara as diretrizes gerais que tornem possível expandir os conhecimentos de arte aos alunos, colaborar para o fortalecimento da experiência e exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas e apresentar indicadores para melhor compreensão da disciplina, o sentido do ensino aprendizagem de linguagens artísticas, sua relação com a área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e competências gerais.

Todos estes objetivos só serão atingidos se o professor verdadeiramente desenvolver conteúdos e práticas instigantes e que façam sentido ao aluno. O que os PCN’s pretendem é que através de uma nova postura, o arte-educador motive seus alunos a produzir e apreciar arte, analisar as diversas manifestações artísticas, conhecer para então vir a compreender esta diversidade histórico-cultural. Este novo olhar e fazer contempla a contemporaneidade e busca um trabalho coletivo dentro da escola, com envolvimento de todos e aproveitamento das novas tecnologias, constante questionamento e crítica dos resultados a fim de perceber se o aluno está realmente sendo atingido de forma pessoal e social, para que não se repitam as lacunas deixadas no passado.

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