quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto: Lixo Extraordinário"

PROJETO: “LIXO EXTRAORDINÁRIO”

TURMA: 6ª série

TEMPO DE DURAÇÃO: 12 períodos de 50 min.

JUSTIFICATIVA:

Considero importante incluir na proposta de aprendizagem da disciplina o estudo da arte contemporânea, visto que este plano foi desenvolvido com a mesma turma em que foi feita a observação e com a qual a professora titular vinha desenvolvendo atividades que se restringiam ao uso da linha, leitura de imagens de obras de arte que se resumiam a observação e representação da linha, não se desligando do papel ofício e do lápis, sem a utilização de um material diferenciado a fim de que os alunos pudessem desenvolver sua criatividade e ampliar a sua bagagem envolvendo o amplo campo de possibilidades da arte.

Vik Muniz é um artista importante, conhecido internacionalmente e suas obras deixam de figurar na parede para ganhar um ambiente de outro jeito, de outra forma, fazendo uma outra e nova relação com o espaço.

OBJETIVOS:

Desenvolver a criatividade e observação;

Desenvolver potencialidades de percepção e sensibilidade;

Reconhecer as obras de arte como forma de expressão e de comunicação dos indivíduos;

Utilizar recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

Respeitar e valorizar a sua própria produção e a dos colegas, durante o processo de criação, reconhecendo que ele abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;

Observar e analisar as suas produções, seu processo pessoal nas correlações com as produções dos colegas;

Aproximar o aluno das obras de arte que remetem a uma visão de arte com o espaço de mundo, com a possibilidade de manipular e interagir com a obra de arte;

Despertar o interesse dos alunos pela arte de Vik Muniz;

Reconhecer a importância da obra de Vik muniz dentro da perspectiva contemporânea e social;

Propor um espaço de desenvolvimento do processo criativo com a utilização de diferentes materiais;

Oportunizar o estudo da arte contemporânea através do conhecimento de obras do artista Vik Muniz, sua poética, experiência em diversos materiais e suportes;

Educar e sensibilizar olhares para a arte e para o ambiente que vivemos;

Estimular a pesquisa;

Sensibilizar para a importância de preservar o meio ambiente;

Trabalhar arte e cultura como estímulo para o desenvolvimento individual e social;

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:


Aula 1

Inicialmente apresentei o documentário “Lixo Extraordinário”, o qual apresenta as obras de Vik Muniz e o trabalho desenvolvido com os catadores de um aterro sanitário e que revela o passo a passo do processo criativo do artista. Assistimos ao documentário e em seguida, estimulei uma discussão em torno dos objetos, questionando se reconheciam os materiais utilizados na confecção e montagem das obras e que refletissem sobre a proposta do documentário.

Aula 2

No laboratório de informática, incentivei que fizessem uma pesquisa sobre a vida e a obra do artista para que compreendessem sua trajetória, suas convicções e sua essência como artista, assim como suas obras mais conhecidas e pesquisa de outros vídeos.

Aula 3

Após e durante a pesquisa, cada aluno teve que fazer algumas anotações sobre o artista. Já na sala, a turma foi dividida em pequenos grupos a fim de compartilharem o que descobriram sobre a vida de Vik Muniz. Dando continuidade, cada grupo fez sua apresentação oral para socialização e discussão. A professora fez a mediação levantando algumas questões: Que aspectos do trabalho de Vik Muniz atraem mais sua atenção? Você reconheceu obras de outros artistas no trabalho de vik? Percebeu como Vik Muniz as produziu?Quais são os materiais utilizados pelo artista? Vocês já conheciam este tipo de arte? O que é arte? O que é lixo?

Aula 4

A atividade anterior teve a intenção de convocar os alunos para assistirem ao vídeo de abertura da novela “Passione” disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aOrfc0Jl8IA e a um pequeno trecho do vídeo “Ilusões Fotográficas de Vik Muniz” que se encontra disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=O7N3hUaElQ4 e em DVD, que foi o recurso escolhido por mim, para que despertos para a reflexão e aprendizado da arte, ficassem instigados a conversar, socializar suas apreciações e ficarem animados a produzirem, colocando em prática ações para a produção artística num momento posterior. Após a sessão de vídeos foi oportunizado um novo espaço para socialização e discussão a cerca dos vídeos, objetivando a desconstrução da ideia de que arte é objeto inatingível, de que as grandes obras só são passíveis de serem construídas com materiais caros e que na atualidade a Arte tem a finalidade de mobilizar as pessoas em torno de uma causa, propondo reflexões diversas.

Aula 5

O passo seguinte foi propor a produção de trabalhos inspirados na técnica de Vik Muniz, com o tema “Espaço Escolar”. Os alunos foram convidados a caminhar pelo pátio da escola, por suas dependências, fotografando os mais diversos espaços ou situações, incluindo inclusive alunos e professores, fazendo da fotografia uma referência para posteriores criações de obras, como faz o artista Vik Muniz. A professora ficou responsável por organizá-las para que fossem apresentadas no Data Show.

Aula 6

Reunidos no auditório, apresentei no Data Show todas as imagens fotografadas e coletivamente selecionamos quatro para que fossem ampliadas com o auxílio do retroprojetor em papel pardo. Os alunos então ficaram incumbidos de reunir os mais diversos materiais presentes na escola, seja no recreio ou nas lixeiras, trazendo também de casa (tampinhas, palitos, cordões, garrafas, latinhas, embalagens, revistas, papéis de balas, figurinhas, rodas de carrinhos, lantejoula, carretéis, algodão, miçangas, linhas, balões, moedas, erva e café, areia...) para que em grupos de sete integrantes pudessem construir a imagem escolhida tal qual o artista Vik Muniz propõe numa aula posterior.

Aula 7

A professora trouxe para a sala uma reprodução de algumas obras de arte que serviram de inspiração para Vik Muniz desenvolver o seu processo criativo e reunidos em uma roda, no centro da sala, os alunos puderam apreciar as obras, assim como reconhecerem os autores das mesmas, como já haviam feito na informática. Divididos em grupos deveriam reproduzi-las, encenando como modelos, representando-as organizando espaços na sala com o auxílio de mesas, cadeiras, tecidos e outros materiais para que com a cena montada fossem fotografados. As obras para encenação foram A Morte de Marat, Mona Lisa e O Naufrágio da medusa.

Aula 8

Mais uma vez a professora trouxe para sala de aula as reproduções ampliadas de obras de arte e depois de novamente observarem e discutirem sobre as mesmas, cada um recebeu uma folha A2(Cartolina) e individuamente e ou em duplas, como foi da vontade de alguns alunos, com o auxílio do retroprojetor fizeram a cópia da imagem e de seus traços principais, a fim de facilitar no momento da produção, para o qual escolheram dentre os materiais que trouxeram para a sala de aula, um ou alguns para comporem a sua releitura. Enquanto alguns faziam as suas ampliações, um outro grupo ficou com a tarefa de fazer a separação dos materiais trazidos de casa e juntados na escola, organizando por cor, tamanho, forma, a fim de facilitar o trabalho para a próxima aula.

Aula 9

Produção das releituras das obras escolhidas com os materiais trazidos anteriormente de forma individual e em duplas. Toda a atividade foi realizada no auditório, pois como não haveria nenhum evento nos próximos dias, este estaria vazio e pudemos deixar os trabalhos dispostos no chão. O desafio aqui foi motivar os alunos a criar este trabalho com a consciência sobre o caráter poético desta criação, que escolhessem seus próprios caminhos para atingir tal objetivo, mas com o professor assumindo o papel de facilitador, nutrindo-os de idéias até a finalização do trabalho.

Aula 10

Produção da releitura das quatro imagens fotografadas, em grupos de sete integrantes, com os materiais trazidos anteriormente e tendo o papelão como principal suporte. Novamente o trabalho foi desenvolvido no auditório, sendo um espaço amplo para deixar as produções.

Aula 11

Mais uma vez olhamos no Data Show, as imagens que haviam sido fotografadas, para que pudéssemos nos certificar de que a apresentação serviria para uma possível exposição e dialogando sobre quais modificações fazer.

Aula 12

Em papel pardo e de posse das anotações referentes a pesquisa sobre Vik Muniz, os alunos criaram cartazes com informações sobre o artista e seu trabalho, anexando algumas fotografias de suas obras de releitura.

Culminância:

Realização da exposição nas dependências da escola para a comunidade escolar dos trabalhos construídos (fotos, produções coletivas e individuais, cartazes, vídeos...). Os alunos se organizaram de forma a fazerem a curadoria, explicando como foi desenvolvido o trabalho e o que puderam aprender a partir do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário