quinta-feira, 14 de julho de 2011

Descobrindo, trilhando, construindo.








ANÁLISE CRÍTICA : SOBRE O QUE ESTAMOS PENSANDO COM NOSSOS VÍDEOS? VAMOS REFLETIR SOBRE ISTO?


Escolhi organizar o meu vídeo de forma que representasse um pouco o que estou vivendo com o curso de Artes Visuais. Nesta disciplina, tive mais uma oportunidade de experimentar e conhecer novos conceitos, novas práticas, novas técnicas, estilos e artistas e desenvolver novos olhares, mais aguçados, percebendo detalhes que antes não eram vistos na íntegra. Aliás, este curso, tem sido um desafio, é um constante “aprender a aprender”. É um subir e descer montanhas, desbravar o que está por trás delas, ir adentrando por caminhos desconhecidos que aos poucos se tornam parte de mim e que me impulsionam a continuar indo em frente apesar das pedras que encontro no meu caminho. Especificamente, nesta disciplina, por inúmeras vezes tive que buscar novas informações além das que nos são disponibilizadas, enfrentar a insegurança e o medo de errar, seja na hora de realizar as tarefas, seja na hora de postá-las. Não pelas informações serem insuficientes, mas porque a cada semana minha curiosidade ficava mais aguçada e queria me apropriar mais destes conhecimentos. Descobri mais uma vez que o ser humano é incompleto e assim permanecerá devido a rapidez com que novas informações surgem. É tudo ainda muito novo para mim. Um curso à distância e o uso da informática e suas ferramentas, programas que antes assustavam cada vez menos aterrorizantes e cheios de possibilidades. Duplo desafio. Aos poucos estou me superando e me realizando, tanto pessoal, como profissionalmente.


A imagem do avião ao fundo do vídeo nas alturas sobrevoando por entre as nuvens, mostra um pouco de mim e como me sinto em alguns momentos. Durante este percurso, na viagem ao mundo da arte há altos e baixos e as vezes tenho que parar como se tivesse que olhar tudo de cima, de outro ângulo para poder me situar, me organizar, mas em nenhum momento penso em parar. Bem pelo contrário, sigo em frente como o avião que tem um destino a seguir, um objetivo e um lugar para chegar durante o vôo e eu tenho uma meta a alcançar e, portanto, não posso me desviar ou parar, apesar das turbulências. Tenho que definir meus horários e lugares para estudo, desenvolver cada vez mais minha autonomia e ainda dar conta do trabalho, da família e de mim mesma.


As imagens de obras de arte que organizei no vídeo são uma pequena ponta deste iceberg tão imenso do qual agora faço parte, pinturas, lugares e possibilidades de crescimento e conhecimento que tenho utilizado em sala de aula e que tem me proporcionado a realização de trabalhos significativos.


Estou a cada dia redescobrindo um mundo novo, trabalhando frequentemente com a fotografia, com vídeos, uso da cor, luz, resolução das imagens, além de resgatar o processo dos gifs animados, aprender com o Movie Maker, Youtube, Stop Motion, noções de dimensão, pixels, transparência, resolução, áudio, direito autoral e com a história do livro ”Cinema, Vídeo, Godard, de Phillipe Dubois.



Tenho me dedicado e estou neste curso porque é a realização de um sonho e por isso, todo esforço é válido e enriquecedor. Fica cada vez mais clara para mim a amplitude da palavra Arte e sua função na educação. É uma pena que esta disciplina tenha chegado ao fim, porque pude aprender muito sobre a fotografia e sua história, o uso da câmera e as muitas funções, que antes nem me aventurava em mexer, por medo de estragar. Já olho com outros olhos as imagens do mundo que me cerca, percebendo seu contexto e sentido. No decorrer deste período, pude exercitar minha imaginação e observação crítica, perceber a força comunicativa dos objetos, imagens e fotografias a minha volta. Aprendi a ver, acelerar e reduzir a minha própria velocidade, que nada mais é do que a ansiedade de em muitos momentos ter que passar por cima de outros compromissos para dar conta das atividades do curso. Quando olho para trás fico a me questionar: Como dei conta de tudo? Como consegui fazer tudo isto em tão pouco tempo? Será que estou realmente conseguindo relacionar toda esta infinidade de informações que está diante de mim?


Acho importante que o professor seja um pesquisador, tenha o seu fazer artístico, que busque por vários caminhos, com diferentes metodologias, técnicas e estilos, porque isto também refletirá em estímulo no seu aluno na sala de aula. Através da pesquisa, deste curso e das práticas desta disciplina pude me aproximar da origem das representações artísticas, dos diferentes períodos históricos, dos registros deixados e da herança histórica que existe em nosso entorno, além de me apropriar e apreciar as mais diversas linguagens estéticas que envolvem o tema Arte.


Talvez por tudo isto e por outras inúmeras razões que aqui não relatei, ao final do vídeo tenha colocado a imagem do avião seguindo em frente, embora aparecendo de forma não tão nítida e sobreposto à ele uma árvore iluminada, representando as muitas aprendizagens significativas que ainda terei, sempre acompanhada de uma luz que me guiará pelo melhor caminho, abrindo espaço na escuridão e transformando o que ainda não vejo em algo claro e visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário