terça-feira, 19 de julho de 2011

Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio!!


Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio, 1966-Rubens Gerchman

O tropicalismo foi um movimento musical que atingiu diversas esferas culturais, iniciado no Brasil na década de 60 e tem como marco inicial o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record.
O Brasil fervilhava culturalmente com uma intensa produção que ia de peças teatrais, a canções de protesto, passando pelos filmes e artes plásticas, com intelectuais e movimentos de esquerda agindo de forma livre, sem grandes problemas com a censura.
As mudanças políticas, sociais, culturais e comportamentais ocorridas na década de 60, marcaram o início de um novo tempo, mudando a cara do Brasil. Para a rebeldia tropicalista tudo parecia fácil e possível e os sonhos pareciam transpor a realidade, mesmo com a tensão reinante.
O Tropicalismo foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas da pop art. Houve um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, o rock, a bossa nova, o baião, o samba e o bolero. Estes traziam em suas letras musicais um tom poético, carregado de críticas sociais e temas do cotidiano, repletos de criatividade.
Este movimento propunha revelar a realidade e suas contradições: o arcaico e o moderno, o nacional e o estrangeiro, o rural e o urbano, o progresso e o atraso. Em outras palavras, quis mostrar particularidades da cultura brasileira, mescladas à cultura latino-americana, resgatando-a e transformando-a.
A arma de protesto dos tropicalistas era a música, com uma estética musical inovadora, utilizando-se de guitarras. O Tropicalismo foi representado por nomes como: Caetano veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé, Jorge Bem, Gal Costa e Maria Bethânia.
Os músicos do Tropicalismo tinham como objetivo manter uma linguagem realista e atual, renegando o compromisso com estilos, modismos, coisas feitas e esgotadas.
Os músicos vanguardistas de esquerda foram protagonistas de uma luta contra o autoritarismo e a desigualdade social, sugerindo a internacionalização da cultura e uma expressão estética diferenciada onde a cultura de massa obteve a mesma importância da cultura erudita.
Neste movimento ocorreu a inclusão nas artes plásticas das questões políticas e críticas sociais integrando novas linguagens a serem assimiladas para que fossem ditas e vistas, de forma que a mensagem estaria nas entrelinhas e associadas ao meio. Havia a necessidade de se falar de um mundo opressivo que causava desconforto e impelia os artistas a uma luta engajada de forma artística buscando expressar uma violência para despertar uma sociedade anestesiada e insensível, diante do regime ditador.
Portanto, o Tropicalismo conseguiu modernizar o cenário artístico brasileiro adotando novos padrões estéticos, sendo um movimento revolucionário que influenciou gerações das décadas posteriores, mesmo tendo pouca duração. Liberdade resume o que foi este movimento e a obra Lindonéia, faz parte deste período marcante, deste grito de liberdade pelo qual lutaram os tropicalistas, além de estar representada tanto na obra, quanto na letra da música, a vida da miscigenada população brasileira na época da ditadura. .



Referências Bibliográficas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário