sexta-feira, 3 de julho de 2009

Portfólio...diário?...lugar de encaixe das idéias!!!!




Esta semana venho escrever um pouco sobre o uso do portfólio!...

Sempre ouvi falar dos portfólios, mas através das pesquisas pude tirar minhas conclusões sobre este recurso e descobri o quanto pode contribuir na aprendizagem e promoção do indivíduo.

A utilização do portfólio originou-se nos anos 80. Neste período buscava-se uma nova forma de avaliar, que ultrapassasse a prática de simplesmente dar notas, aprovar, reprovar, classificar, selecionar ou excluir. Mais do que isso, buscava-se uma estratégia, um espaço em que fosse possibilitado a reflexão, a análise, o registro, a descoberta de como se aprende, além de ajudar no incentivo da autonomia e da criatividade.

Ele pode ter vários formatos de acordo com a personalidade e atividade profissional do seu idealizador. Um dos formatos mais utilizados são os portfólios-blog, sites, cadernos em forma de diários. Na verdade é uma mistura de diário com caderno de anotações. Só que para ter sentido deve estar sempre atualizado com registros, relatórios de pesquisa, descrição de projetos, resumos, fotos, além do pensamento, reflexões e idéias do seu dono. O portfólio representa a sua voz, o seu pensar e o seu agir e devem formar um quebra-cabeça em que todas as peças se encaixem, dando sentido ao espaço. Geralmente é utilizado por professores, estudantes, publicitários, artistas, pesquisadores e outros profissionais.

Podemos citar como exemplo, o seu uso por professores. Este, poderá registrar nele todo o trabalho que vem desenvolvendo em sala de aula e paralelamente a isso, fazer reflexões sobre os resultados obtidos, questionamentos sobre sua prática e questões relacionadas à aprendizagem dos alunos. Com o tempo se percebe que se transformará numa trajetória da aprendizagem, será um grande aliado do professor, pois escrevendo, refletindo, questionando, diagnosticando, o professor terá pistas de como deve proceder, desenvolvendo novas atitudes e habilidades. Propicia o auto-aperfeiçoamento. A partir dele pode se organizar toda a prática pedagógica porque propicia uma visão geral do aprendizado de ambos, professor/aluno. Com uma rede de novas informações em mãos, o professor poderá levantar hipóteses, fazer análises e intervenções em busca de novas conquistas.

A prática de escrever no portfólio é um desacomodar-se, uma chance de inovar. É o ensino em constante movimento, buscando o desenvolvimento e produção da teoria da nossa própria ação.

Com o portfólio podemos avaliar e exercitar criticamente a nossa capacidade de pensar, de articular e solucionar problemas, nos tornando mais flexíveis, abertos a conduzir pesquisas e reformular objetivos. Nos tornamos autores conscientes de nosso processo evolutivo, nos emancipamos intelectualmente, em prol de uma educação de mais qualidade ou mais prazerosa.


Geralmente, não gostamos de escrever ou pensamos que escrevendo estaremos expostos aos olhares críticos, porém a nossa trajetória profissional e pessoal, é repleta de aprendizados e momentos significativos, daí a vantagem deste documento único, que evitará que as nossas experiências diárias passem desapercebidas.

Mais uma vantagem: é interativo, colaborativo, propicia a troca com o público e acesso a fontes diversificadas.

Para mim a experiência com o portfólio é recente, mas está contribuindo muito para desenvolver a habilidade de avaliar meu trabalho e minha prática. Está aguçando meu espírito investigativo, reflexivo e questionador, estou aprendendo a estabelecer relações entre os estudos teóricos e a prática. Refletindo sobre minha caminhada ao longo dos anos , percebi que projetos maravilhosos que desenvolvi, quase perderam-se com o tempo, não fosse minha memória que está buscando, resgatando informações insubstituíveis. Estou reunindo alguns trabalhos, experiências, fotos, reflexões e tentando colocar no papel para recuperar um pouco desta história, que é a história da minha vida e de muitos alunos que por mim já passaram. A cada semana, me sinto diferente como pessoa e como profissional, a curiosidade me inquieta a cada novo desafio, a cada nova tarefa. Percebo mais claramente, que tipo de professor estou sendo e sei que estou propicio a mudanças internas. Como qualquer pessoa sou um ser inacabado, uma "aventureira" a procura de um espaço maior no mundo e novas aventuras no campo da educação e da arte!!!!!


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino!!"( Paulo Freire )

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