Idéias novas, imagens
...Olá, sou aluna do curso de Artes Visuais, do Pólo de São Leopoldo. Minha caminhada até aqui tem sido uma mescla de emoção, curiosidade, descobertas, assim como, medos, dúvidas e insegurança.Desde de que iniciei, me deparo a todo instante, com uma infinidade de novas informações e as vezes,acho que não vou dar conta do recado. Afinal, tenho que dividir meu tempo entre família, trabalho, estudos e lazer.
Nesta trajetória, estou redescobrindo o sentido da palavra arte na sua amplitude, conhecendo a biografia de artistas que antes, só conhecia pelo nome ou uma obra específica. Definitivamente, estou mergulhando na história da arte, descobrindo novos termos, novas formas de expressão, novas formas de ler e observar o mundo, além de estar experimentando o uso da informática na educação.
Sempre gostei de arte, mas nunca me aprofundei no assunto. Trabalho com artesanato e para mim, os dois tinham o mesmo significado. Descobri que não!!!
Acho que atráves da arte podemos expressar nossas alegrias e medos, entramos em contato com o nosso íntimo, nos libertamos de regras e limites e possibilita-nos uma nova visão e ampliação da nossa criatividade.
Como diz o texto da música "Retratos não Falam", estou sentindo algo no ar que antes não sentia, via e nem percebia, minha percepção está mais aguçada, dou mais atenção a detalhes, sombras, formas, linhas e cores que antes, meus olhos embaçados não enxergavam. As estátuas agora tem vida e esta vida é a vida do artista, sua história, seus sentimentos, sua época e técnicas. E os muros pichados?...não são mais apenas pichações, são a representação do real, de forma crítica ou inspiradora, dependendo do contexto....tudo agora ganha significado!!!!
O que quero dizer é que quando iniciei este curso, alguém me disse que passaria a ver a arte de uma forma nunca vista antes...e isto está se concretizando semanalmente, conforme participo dos fóruns, realizo as tarefas, aplico as técnicas em sala, pesquiso, escrevo e leio. As bandeirinhas de São João tem mais beleza após conhecer Alfredo Volpi, há agora clareza no significado de renascimento e volume, após o estudo da obra "Anunciação", as linhas são mais expressivas depois de assistir o vídeo de Picasso e depois de conhecer a técnica de "Pollock", percebi o que é criatividade e estilo.
As imagens velhas, hoje são novas e fico a me questionar:"Como antes não podia ver?"..."Como antes não podia entender?"...e ainda tem muito pela frente...que bom que estamos apenas no início!!!!!...Um grande abraço!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário